UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 09h52

Lula volta a falar no retorno da Telebrás e ações sobem

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que o governo vai recuperar a estatal Telebrás para levar a prestação de serviços de internet por banda larga a regiões que hoje são mal atendidas pelas empresas privadas do setor. Citando os bons resultados do mercado de trabalho em janeiro, Lula também previu que em 2010 haverá geração recorde de empregos com carteira assinada.

As declarações foram feitas durante entrevista coletiva em Três Lagoas (MS), em resposta a perguntas sobre a valorização significativa das ações da Telebrás desde o início de seu governo, em 2003. "Se (a cotação) cresceu 35.000%, é novidade, mas que ela vai crescer, vai. Porque nós vamos recuperar a Telebrás. Vamos utilizar a Telebrás para fazer banda larga neste País." Até a manifestação do presidente, as ações da Telebrás subiam por volta de 4% na Bolsa de Valores de São Paulo. Logo depois, ampliaram a alta e fecharam com a expressiva valorização de 14,81%.

Lula negou que, no decorrer de seu mandato, informações sobre a recuperação da empresa - que perdeu funções com a privatização das telecomunicações - possam ter vazado para beneficiar especuladores. "Não saíram informações de dentro do governo. No meu governo as ações de todas as empresas cresceram. Se a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) entender que houve vazamento, aí cabe investigação."

O governo trabalha em um Plano Nacional de Banda Larga com a meta de universalizar o acesso rápido à internet. O papel da Telebrás no projeto nunca foi explicitado, mas há especulações de que ela possa levar cabos até pequenos e médios municípios, criando infraestrutura para que pequenos provedores possam prestar serviço a preços reduzidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,20
    3,272
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h52

    -0,54
    63.737,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host