UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 11h10

Bovespa abre em alta com clima tranquilo no exterior

São Paulo - A última semana de fevereiro começa positiva na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), acompanhando o clima mais tranquilo no exterior nesse retorno do feriado do ano-novo chinês. O índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,72%, aos 68.087 pontos às 11h06. Entre as notícias do dia que podem servir de mote para a compra de ações está o crescimento de 17,2% das vendas no varejo na China durante as celebrações do ano-novo lunar em relação a igual período anterior e a alta dos preços do petróleo. A commodity era negociada acima de US$ 80 por barril em Nova York.

Com essa alta do preço do petróleo, a Petrobras, que teve queda na sexta-feira, tem possibilidade de mostrar recuperação. No entanto, analistas alertam que os papéis da estatal devem continuar pesados por causa das dúvidas que envolvem o marco regulatório do pré-sal e a capitalização da companhia. "Quem tem o papel vende esperando a capitalização para comprar, teoricamente, por um preço menor, como costuma ocorrer nesse tipo operação", observa um analista.

A Câmara dos Deputados prevê a conclusão da votação dos projetos do marco regulatório do pré-sal até a segunda semana de março. O primeiro projeto a ser apreciado será o que estabelece o Fundo Social, seguindo cronograma estabelecido pela base aliada e a oposição. Ainda em relação a Petrobras é preciso lembrar que o balanço da empresa sai nesta sexta-feira. De acordo com analistas, mesmo que a estatal apresente um resultado acima das expectativas, o efeito positivo nos papéis tende a ser pontual, pois deve continuar pesando a indefinição sobre a capitalização.

Outra ação que deve atrair atenções hoje é CSN. Hoje é o dia em que vence o prazo da oferta pública da CSN pela Cimpor. Depois de ver fracassado o seu plano inicial de adquirir no mínimo 50% mais uma ação ao preço de 5,75 euros por ação, a siderúrgica brasileira elevou sua proposta para 6,18 euros por ação.

Com os metais fazendo uma pausa no rali da semana passada, as ações da Vale podem repercutir a assinatura do memorando de entendimentos para a mineradora participar da licitação de hidrelétrica de Belo Monte em consórcio com a Andrade Gutierrez, a Neoenergia Investimentos e a Votorantim Energia. A expectativa é de que o edital com as condições da disputa seja publicado nas próximas semanas no Diário Oficial.

A temporada de balanços do quarto trimestre, que volta a ganhar fôlego esta semana, traz hoje após o fechamento os resultados da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) e Lojas Renner. Na quinta, saem os números de Gerdau, Banco do Brasil e Usiminas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host