UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 11h40

Greve no transporte público provoca depredação em BH

Belo Horizonte - Moradores da região metropolitana de Belo Horizonte ficaram revoltados com a greve dos rodoviários, iniciada na madrugada de hoje. A maior parte das pessoas foi surpreendida com a manifestação quando estava no ponto à espera do ônibus para ir ao trabalho. Segundo informações da Polícia Militar (PM), registros de depredação de veículos e atos de violência são inúmeros e partem de diferentes regiões.

Com dados descentralizados, a PM ainda não conseguiu divulgar um balanço sobre prejuízos e pessoas detidas. No início da madrugada, os policiais do 34º Batalhão prenderam um grupo de pessoas que apedrejava um ônibus na Avenida Américo Vespúcio, no bairro Caiçara, região noroeste da capital mineira.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Transporte Coletivo informou que a greve tem como objetivo pressionar as empresas a conceder aumento salarial e promover melhorias nas condições de trabalho. A categoria reivindica 37% de aumento, jornada de seis horas de trabalho e compensação das horas. Eles querem ainda a manutenção da função de despachante e cobrador, cujas obrigações, em algumas linhas, passaram a ser também dos motoristas.

Em nota, as empresas de transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte informam que apresentaram ao sindicato uma proposta de reajuste que coloca os trabalhadores do setor entre os de maior remuneração, considerando os salários pagos em todas as capitais do País. Para as empresas, "a ausência ao trabalho pode representar demissão por justa causa por descumprimento da Lei de Greve".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host