UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 20h03

Qualidade da areia melhora em praias do Rio

Rio - A qualidade da areia de 14 praias do Rio melhorou, segundo o boletim divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), mas trechos populares entre cariocas e turistas - parte de Ipanema, Arpoador e Praia Vermelha, na zona sul - foram classificados como impróprios.

No total, seis praias foram consideradas "não recomendadas", devido à alta concentração de coliformes e da bactéria Escherichia coli, que indicam a presença de lixo e fezes na areia.

De acordo com o boletim, nove praias receberam a melhor classificação (ótima), com menos de 10 mil coliformes por 100 gramas de areia. No boletim anterior, publicado no dia 2 de fevereiro, apenas dois pontos obtiveram essa avaliação.

A SMAC creditou a melhora à fiscalização da prefeitura contra a presença de cães nas praias. Segundo a secretaria, o grande movimento em alguns trechos durante o verão não aumenta o risco de contaminação da areia.

"As praias do Rio têm sido muito utilizadas neste verão, até mesmo à noite, mas nós não consideramos isso um problema. O uso errado da praia é que faz mal", disse Vera Oliveira, gerente de monitoramento ambiental da SMAC.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host