UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 12h47

Aneel multa Light em R$ 9,5 milhões por apagões

Rio - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a concessionária Light em R$ 9,5 milhões pelas interrupções de fornecimento ocorridas nos meses de novembro e dezembro do ano passado, além de janeiro deste ano. Em nota divulgada hoje, a Aneel informou que a fiscalização constatou falhas de manutenção e operação, identificou equipamentos em fim de vida útil e deficiência na gestão da carga nas redes subterrâneas do Rio de Janeiro, especialmente nos bairros de Leblon, Ipanema, Lagoa e Copacabana, além do Centro.

O processo de fiscalização foi iniciado em novembro de 2009 para apurar os frequentes incidentes na rede de distribuição de energia da empresa. Apesar de não estar incluído na multa, no mês de fevereiro de 2010 também houve falhas no fornecimento. A empresa tem alegado que as elevadas temperaturas exigiram capacidade máxima do sistema e, por isso, ocorreram as falhas.

O prazo para a empresa recorrer da multa é de dez dias úteis a contar do recebimento do auto de infração, emitido no dia 17 de fevereiro deste ano. A Aneel informou ainda que a penalidade não encerra a obrigação da distribuidora de efetuar as correções necessárias para sanar o problema.

Se a empresa se sentir prejudicada com o auto de infração aplicado pelo órgão regulador, poderá recorrer à diretoria, que avaliará a questão em reunião pública. A decisão da diretoria é a última instância na esfera administrativa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host