UOL Notícias Notícias
 

28/02/2010 - 12h02

Morre empresário e bibliófilo José Mindlin aos 95 anos

São Paulo - O empresário e bibliófilo José Mindlin, de 95 anos, faleceu esta manhã no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, de acordo com informações do velório do hospital. O corpo está sendo velado no local e deve seguir por volta das 15h (de Brasília) para o Cemitério Israelita de Vila Mariana, onde será sepultado.

Mindlin reuniu ao longo de oitenta anos uma biblioteca, chamada Biblioteca Brasiliana, que é considerada a mais importante coleção do gênero no Brasil formada por um particular. Ele e sua esposa doaram o acervo no ano passado à Universidade de São Paulo.

O conjunto de livros e manuscritos inclui cerca de 40 mil volumes, entre obras de literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras).

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mindlin fundou a indústria de autopeças Metal Leve, onde ficou até 1996.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host