UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 10h00

São Luiz do Paraitinga-SP terá concurso de arquitetura

São Paulo - Após ser arrasada pelas cheias na virada do ano, São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, será contemplada com um concurso nacional de arquitetura. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o objetivo do concurso é escolher projetos urbanísticos em áreas não necessariamente atingidas pela inundação, além de dar visibilidade à recuperação do centro histórico.

A assessora de Planejamento da prefeitura de Paraitinga, Cristiane Bittencourt, revelou ao jornal O Estado de S. Paulo que a realização está acertada. "O município e o IAB estão fazendo a escolha das intervenções que devem ser objeto de concurso", diz.

Arquitetos de todo o País poderão participar, com projetos apoiados nas diretrizes traçadas pelo plano diretor da cidade. "As opções para o concurso estarão de acordo com o que esse plano nos trouxer de elementos", afirma a presidente do IAB de São Paulo, Rosana Ferrari.

Ainda não há consenso sobre quais intervenções participarão do concurso, mas algumas ganham força. Entre elas, obras de contenção de encostas, um parque ao longo do Rio Paraitinga e uma zona de comércio, serviço e indústria próxima da Rodovia Oswaldo Cruz. Um projeto de moradias para a população de baixa renda e até um mirante e um teleférico poderão ser ofertados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host