UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 19h30

Eletropaulo descarta sobrecarga como causa de incêndio

São Paulo - A AES Eletropaulo ainda apura as causas do incêndio que atingiu hoje a subestação na região da Mooca, na cidade de São Paulo. "No momento, só é possível dizer que o incidente não foi provocado por uma sobrecarga na rede, até porque a subestação opera agora apenas com um transformador. Amanhã devemos ter essa resposta", afirmou o diretor executivo de operações da distribuidora, Roberto Di Nardo. O executivo disse que não há uma estimativa dos prejuízos provocados pelo incêndio.

O problema no transformador número dois da subestação da Mooca foi detectado pelo centro de operações da AES Eletropaulo pouco antes das 7h da manhã de hoje. Os bombeiros foram logo chamados para conter o incêndio, o que obrigou o desligamento completo da subestação para que as chamas fossem controladas. "Em paralelo, iniciamos as manobras para desviar a carga para outras subestações de energia próximas da região. Com isso, alguns consumidores não tiveram desabastecimento, apesar de estarem próximos do local do incêndio", disse.

Por volta das 10h, com o incêndio já controlado, o fornecimento de energia estava totalmente retomado na região. Entre as 7h e às 10h, a carga foi sendo religada gradativamente, de modo que 80% já havia sido restabelecida às 9h. "No momento, a subestação opera normalmente, com o transformador número um", disse.

O executivo afirmou que a AES Eletropaulo já iniciou o procedimento de instalação de um novo transformador na subestação, o que deve levar uma semana para ser concluído.

Segundo o executivo, o novo problema na rede de distribuição da AES Eletropaulo na cidade de São Paulo, que tem sofrido com problemas de abastecimento de energia neste início de ano, não decorre da falta de investimentos da companhia. "Em 2009, os investimentos foram de cerca de R$ 460 milhões, que é o primeiro ou segundo maior da história da companhia. Em 2010, esse valor será de R$ 690 milhões", afirmou Di Nardo, reforçando que não falta investimento em manutenção da rede.

Com esses investimentos, o executivo garantiu que a rede de distribuição da AES Eletropaulo opera com sobra de capacidade, e que a distribuidora está atenta para atender o crescimento de demanda em sua área de concessão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    -0,04
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h20

    0,95
    65.290,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host