UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 09h52

Força-tarefa limpa 28% das bocas de lobo em São Paulo

São Paulo - Um mês depois de iniciar a limpeza de bueiros e galerias pluviais de São Paulo, a força-tarefa formada pela Prefeitura e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acelerar o trabalho limpou em fevereiro 28% das bocas de lobo e poços de visita, ou 125.308 do total de 450 mil da cidade.

Em relação às galerias e ramais, foram limpos 129,47 quilômetros, 4,5% do total de 2.850 quilômetros. O número de equipes previsto inicialmente - cem para limpeza mecanizada e cem para a manual - ainda não foi atingido. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) admitiu ontem que não há prazo para que a meta de limpar mensalmente 100% da rede seja cumprida.

"Essa meta não tem prazo para ser atingida, mas nosso esforço é para que seja atingida o mais rápido possível", afirmou o prefeito, após acompanhar a limpeza de poços de visita na Avenida Rangel Pestana, no Brás, região central.

Para limpar tudo todos os meses, segundo ele, será necessário "estabelecer uma nova realidade orçamentária" e "ampliar o número de equipes", sem especificar valores e efetivo necessários. "Isso está sendo dimensionado, até porque, na medida em que você tem uma limpeza mensal, fica mais fácil fazer a limpeza, você tem menos volume (de lixo)."

Promessa

Quando anunciou a força-tarefa, em janeiro, Kassab chegou a dizer que o serviço de limpeza dos bueiros e galerias poderia estar totalmente implantado em um mês. "Estamos acelerando o serviço de micro-drenagem, que é de curtíssimo prazo, portanto em 30 dias pode estar totalmente implantado", disse à época. Em comunicado do dia 27 de janeiro, a Prefeitura anunciou o início dos trabalhos da força-tarefa para o dia seguinte e explicou que o objetivo era "que todos os bueiros e bocas de lobos passem por limpezas mensais".

Ontem, questionado se seria possível fazer 100% do serviço neste mês, Kassab confirmou ser impossível. "Seria uma leviandade fazer essa afirmação. Até porque é uma cultura que estamos implantando na cidade." Para ele, a parceria com a Sabesp deve durar "pelo menos mais um mês". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host