UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 13h40

SP começa na 2ª a vacinar 20 milhões contra gripe suína

São Paulo - O Estado de São Paulo vai iniciar na segunda-feira a campanha de vacinação de cerca de 20 milhões de pessoas contra a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 19 de março, serão imunizados cerca de 704 mil profissionais de Saúde do Estado - que trabalham diretamente em 6,4 mil serviços de resposta à pandemia, públicos e privados - e a população indígena.

Deverão ser vacinados médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica. A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho deles. Já a imunização da população indígena será feita nas aldeias, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A segunda fase da vacinação contra a doença, que começa em 22 de março e vai até 2 de abril, incluirá gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e portadores de doenças crônicas, como obesidade de grau 3, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.

Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio receberão a vacina contra a gripe A os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). E, finalmente, no período de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser imunizados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,235
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    -0,10
    74.518,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host