UOL Notícias Notícias
 

15/03/2010 - 11h30

Presos se rebelam e destroem delegacia no sertão de AL

Maceió - Cerca de 40 presos realizaram uma rebelião e destruíram no final de semana a delegacia municipal de Santana do Ipanema, no sertão alagoano, a 204 quilômetros de Maceió. Revoltados por não conseguirem linchar um preso identificado por "Ratinho", que estava isolado em uma das celas do prédio, os detentos destruíram seis celas da delegacia.

Os rebelados jogaram material das paredes destruídas - tijolos e pedras - na parte externa da delegacia, atingindo uma viatura da Policia Civil e o corredor do primeiro andar, onde ficam as salas do delegado e do chefe de serviço e o refeitório dos policiais.

O delegado Rubens Cerqueira disse que ficou perplexo com tanta destruição. "Nós meus 20 anos de delegado nunca presenciei um ato de vandalismo e violência praticados pelos presos. Graças a Deus o apoio dos militares do 7º batalhão e de uma guarnição do Pelopes (Pelotão de Operações Especiais) impediu uma desgraça maior na cadeia", afirmou.

Após a rebelião, os presos foram colocados encostados nus na parede do pátio. Segundo o delegado, nenhum fugiu ou foi ferido durante a ação policial que controlou o motim. Rubens Cerqueira disse ainda que pediu ajuda à Secretaria Estadual de Defesa Social para transferir parte dos detentos presos para outras delegacias da região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host