UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 20h14

BID anuncia plano para melhorar segurança no trânsito

Cancún, México - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revelou hoje, em Cancún, um plano de ação com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito da América Latina e do Caribe. O plano, anunciado durante um seminário sobre o tema ocorrido no dia inaugural da 51ª Reunião Anual de Governadores do BID, tem como objetivo oferecer apoio aos esforços dos países da região para reduzir pela metade, ao longo da próxima década, o número de acidentes de tráfego. Entre os planos apoiados figuram projetos nas cidades brasileiras de Belém e Brasília, e Cali, na Colômbia.

"Trata-se de uma tragédia humana que pode ser prevenida e que apresenta um efeito econômico sobre a América Latina", afirmou o presidente do BID, José Luis Moreno, durante o seminário. Com 17 mortes por grupo de 100.000 habitantes, a região da América Latina e do Caribe apresenta quase o dobro da média mundial de mortes no trânsito. Se nada for feito, segundo avaliação do BID, esse número poderia chegar a 31 mortes por grupo de 100.000 habitantes dentro de dez anos. Atualmente, acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre pessoas com idades de 10 a 24 anos, segundo informações da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com os cálculos do BID, os países latino-americanos podem perder de 1% a 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) anual por ferimentos e mortes ocorridas em acidentes de trânsito. "O que precisamos hoje em dia é de uma coordenação de políticas e programas que envolvem todos os atores principais: governos, investidores, reguladores, educadores e cidadãos desejosos de ruas mais seguras."

Pelo plano, o BID ajudará os países a elaborar e a atualizar seus planos para melhorar as condições de segurança viária e reduzir a taxa de mortalidade. O banco também pretende trabalhar com os governos e outros parceiros públicos e privados com o objetivo de mobilizar recursos para promover iniciativas de segurança no trânsito.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host