UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 19h01

Bolsas de Nova York fecham pregão sem direção comum

Nova York - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam sem direção comum, mas perto da estabilidade, após o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, criticar a ideia de um pacote de auxílio financeiro à Grécia baseado apenas em recursos do Fundo Monetário Internacional.

O comentário enfraqueceu a perspectiva de concretização de um acordo a respeito do assunto e elevou a aversão ao risco entre os investidores, o que pesou sobre as ações - que durante grande parte da sessão operaram em alta - e impulsionou o dólar pouco antes do encerramento do mercado.

O Dow Jones subiu 5,06 pontos, ou 0,05%, para 10.841,21 pontos, acumulando alta de 5% do início do mês até agora. A Walt Disney liderou os ganhos entre os componentes do índice, avançando 2,04%, beneficiada pela divulgação de resultados financeiros acima do previsto por algumas redes varejistas norte-americanas. A Home Depot também foi beneficiada pelo mesmo fator e fechou em alta de 0,93%.

Uma dessas varejistas foi a Best Buy, cujas ações avançaram 3,59% após a companhia anunciar um aumento de 37% no lucro fiscal do quarto trimestre em relação a igual período do ano anterior devido a vendas fortes de notebooks e televisores, o que compensou o declínio nos preços dos produtos.

Os componentes financeiros do Dow Jones também conseguiram encerrar a sessão em território positivo diante dos comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, sobre a necessidade da manutenção de juros baixos para a economia norte-americana. A American Express subiu 1%, enquanto o Bank of America ganhou 0,97%. JPMorgan fechou estável. Segundo Jill Holup, vice-presidente executivo da Lowenberg Wealth Management, "Bernanke afastou parte dos receios com um aumento nas taxas de juro no curto prazo".

Os integrantes do segmento de energia, no entanto, seguiram direção oposta, reagindo às oscilações no câmbio decorrentes do noticiário sobre o potencial pacote de auxílio à Grécia. A ExxonMobil perdeu 0,32% enquanto a Chevron recuou 0,18%.

Entre os demais índices, o Nasdaq perdeu 1,35 ponto, ou -0,06%, para 2.397,41 pontos. O S&P 500 recuou 1,99 ponto, ou -0,17%, para 1.165,73 pontos. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host