UOL Notícias Notícias
 

29/03/2010 - 10h25

Bovespa abre em alta e sinaliza bom fim de mês

São Paulo - A última semana do primeiro trimestre começa positiva, sinalizando que o fim do mês pode ser melhor para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os investidores podem aproveitar esses três últimos pregões de março para dar uma puxada nos preços. Esse é o sentimento nas mesas de operações esta manhã. Às 10h21 (de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) avançava 0,57%, para 69.076 pontos.

O mercado continua respirando aliviado após a União Europeia ter definido um plano de socorro à Grécia na sexta-feira, com participação do Fundo Monetário Internacional (FMI). Nos Estados Unidos e na Europa, as Bolsas sobem com a ajuda das mineradoras. A melhora nos preços dos metais esta manhã em Londres reflete ainda a crescente expectativa positiva em relação ao reajuste em torno do preço do minério de ferro e da mudança no sistema de precificação do minério, que deve passar de anual para semestral ou trimestral. "Essa é uma semana crucial para as negociações entre mineradores e siderúrgicas", afirma Pedro Galdi, estrategista chefe de análise da SLW Corretora. Com o preço do minério no mercado spot (à vista) beirando os US$ 150, a previsão é de um reajuste forte.

O limitador da Bovespa segue sendo a Petrobras, por causa das incertezas sobre a capitalização da empresa. Na sexta-feira, declarações do gerente de Relações com Investidores da companhia, Alexandre Quintão, deixou os investidores ainda mais na defensiva. Segundo ele, para que cumpra seu plano de negócios de US$ 220 bilhões até 2014, a empresa conta com a capitalização. Caso contrário, será preciso reduzir investimentos.

Quintão mencionou ainda que a Petrobras poderá fazer uma chamada de capital apenas entre acionistas preferenciais, caso sua capitalização, que está em análise no Senado, não seja aprovada até junho de 2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h20

    -0,07
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h20

    1,55
    62.626,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host