UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 15h24

Bolsas europeias fecham o dia sem direção comum

Londres - Entre as maiores Bolsas da Europa, Londres e Frankfurt fecharam em leve alta, enquanto Paris registrou queda, no último dia do primeiro trimestre do ano. O inesperado corte no número de vagas no setor privado dos Estados Unidos em março e o rebaixamento dos ratings (classificação de risco) de cinco bancos gregos pela Moody's pesaram sobre os mercados.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,3%, para 2931,16 pontos. O FTSE 100 da Bolsa de Londres apresentou ligeira alta de 0,13%, fechando aos 5.679,64 pontos. Em Paris, o CAC-40 encerrou o pregão em 3.974,01 pontos, queda de 0,34%. Já o índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, subiu 0,18%, fechando em 6.153,55. Em Atenas, o índice composto ASE encerrou as operações do dia em 2.067,49 pontos, uma queda de 1,3%. Em Madri, o Ibex-35 fechou em baixa de 1%, em 10.871,3 pontos, com os investidores preocupados com os problemas financeiros e econômicos da Espanha.

O limitado sucesso obtido pela Grécia ontem, quando o país retornou ao mercado da dívida com a emissão de um bônus, expôs os problemas ainda enfrentados, apesar do programa emergencial de ajuda anunciado na semana passada pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Com os retornos dos bônus gregos e com o FMI insistindo em que não fará concessões especiais ao país, há poucos indícios de que melhore o sentimento de longo prazo dos investidores em relação ao euro.

Ao mesmo tempo, a agência de classificação de risco de crédito Moody's rebaixou os ratings de cinco dos nove bancos gregos que avalia: o Banco Nacional da Grécia, o EFG Eurobank Ergasias, o Alpha Bank, o Piraeus Bank e o Banco Emporiki.

Nos Estados Unidos, a Automatic Data Processing divulgou relatório mensal segundo o qual o setor privado do país fechou 23.000 vagas de trabalho em março. Analistas previam uma expansão de 50.000 postos de trabalho nos EUA. O dado é observado pelo mercado como um antecedente do payroll (relatório de emprego) do governo norte-americano, que abrange também os números sobre o emprego no setor público. Os números serão divulgados na sexta-feira.

"Agora muitos investidores terão de reavaliar suas expectativas e, com os mercados europeus fechados na sexta-feira, muitos estão saindo de suas posições agora para o caso de haver um choque similar ao provocado hoje pelos números do emprego no setor privado, uma vez que isso inevitavelmente terá forte influência sobre a abertura dos mercados europeus na terça-feira, depois do feriado prolongado", avaliou Joshua Raymond, um estrategista de mercado da City Index.

As ações do Bank of Ireland subiram 23,8% hoje. O banco informou prejuízo bruto de 1,46 bilhão de euros (US$ 1,96 bilhão) nos nove meses encerrados em dezembro de 2009, um dia depois de autoridades irlandesas terem decidido que o banco precisa levantar mais 2,7 bilhões de euros em capital, mas a instituição de crédito informou que o Estado deve continuar como investidor minoritário. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h10

    0,44
    3,143
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h15

    -0,59
    75.553,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host