UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 19h41

Pedestre atropelado terá que indenizar motorista no RS

Porto Alegre - Um pedestre que foi à Justiça pedir indenização por ter sido atropelado acabou condenado a ressarcir o prejuízo sofrido pelo motorista do automóvel. Ele terá de pagar R$ 868,28 corrigidos monetariamente desde a data do acidente, ocorrido em 27 de julho de 2009 na Avenida Praia de Belas, na região central de Porto Alegre.

A decisão pela improcedência da demanda e pela aceitação do pedido contraposto pelo réu foi tomada pelo 2º Juizado Especial Cível de Porto Alegre em setembro do ano passado e confirmada pela 3ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais do Rio Grande do Sul no dia 26 de março deste ano.

Os julgadores entenderam que tanto o atropelado quanto suas testemunhas caíram em contradição e concluíram que o acidente foi provocado pelo próprio demandante, que tentou atravessar a rua correndo, fora da faixa de segurança, quando o sinal estava aberto para os carros.

"Fator determinante para a ocorrência do evento foi a imprudência e a negligência da vítima ao atravessar a via", observou o juiz de Direito Leandro Raul Klippel, relator do recurso. "Sendo o pedestre o único responsável pelo acidente em que se envolveu com veículo automotor, é impositiva sua condenação ao ressarcimento".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host