UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 10h12

Bovespa oscila de olho de olho na situação da Grécia

São Paulo - Os investidores receberam sem entusiasmo o anúncio do pacote de socorro da União Europeia à Grécia, no valor de 30 bilhões de euros em 2010 - ainda não está definido o montante da participação do Fundo Monetário Internacional (FMI), que pode chegar a 15 bilhões de euros. As bolsas operam em baixa no exterior e no Brasil a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em leve baixa, tendo como justificativa o fato de o mercado de ações ter antecipado na sexta-feira o pacote de ajuda à Grécia. Contudo, o índice Bovespa (Ibovespa) passou a oscilar e, às 10h10, subia 0,10%, aos 71.491 pontos.

Portanto, a ajuda financeira à Grécia, que foi definida ontem, está tendo impacto positivo restrito ao euro - que voltou a ser negociado acima US$ 1,36 mais cedo, assumindo novamente a dianteira do dólar - e às commodities metálicas, além da Bolsa de Atenas, que subia mais de 4%. Mas o petróleo era negociado em baixa, cotado na faixa de US$ 84 por barril em Nova York.

Além de ter antecipado o socorro grego, o mercado de ações deve começar a semana com cautela por conta da expectativa com o início da temporada de balanços nos Estados Unidos e também de indicadores econômicos de primeira linha que serão divulgados esta semana no país e na China. "O mercado agora está à espera de novidades que possam reconduzir a Bovespa à máxima histórica de 73.500 pontos", diz um operador.

A Bolsa brasileira enfrenta ainda esta semana o vencimento, na quarta-feira, de Ibovespa futuro. O mercado já começou a fazer a rolagem, mas, segundo fontes, os estrangeiros não teriam feito esse movimento e podem deixar boa parte da posição vencer naturalmente, sem pressionar os preços.

Em Nova York, os índices futuros de ações operavam em leve baixa, depois de o índice Dow Jones ter tateado na sexta-feira os 11 mil pontos. Os investidores aguardam da safra de balanços do primeiro trimestre, que será inaugurada hoje a noite pela Alcoa, e os dados sobre inflação ao consumidor (CPI), vendas no varejo, Livro Bege, produção industrial. A China divulga na madrugada na virada de quarta para quinta-feira também os dados de vendas no varejo e de produção industrial e mais o PIB do primeiro trimestre.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host