UOL Notícias Notícias
 

13/04/2010 - 14h36

Bolsas europeias fecham em queda com Alcoa

Londres - Os principais mercados de ações da Europa fecharam em baixa com o resultado financeiro da Alcoa, apesar de as fortes vendas da LVMH terem ajudado o setor de itens de luxo. Perdas registradas nos mercados de petróleo e ouro prejudicaram o desempenho dos papéis de importantes mineradoras e companhias energéticas. As bolsas europeias também não encontraram consolo nos dados da balança comercial americana, cujo déficit aumentou mais do que o esperado.

As três principais bolsas de valores do velho continente fecharam em baixa. Em Londres, o índice FTSE-100 perdeu 0,28%, encerrando a sessão em 5.761,66 pontos. O índice Dax, da Bolsa de Frankfurt, caiu 19,86 pontos, ou 0,32%, fechando o pregão em 6.230,83 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 teve queda de 0,46%, terminando as operações do dia em 4.031,99 pontos. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou perda de 0,3%, fechando em 268,69 pontos, com o segundo dia consecutivo de ligeira queda reduzindo os ganhos neste ano a 5,8%.

A Alcoa abriu extraoficialmente a temporada de balanços dos Estados Unidos depois do fechamento das bolsas europeias e norte-americanas ontem. A alta do preço do alumínio ajudou a reduzir o prejuízo da blue chip a US$ 201 milhões no primeiro trimestre, de US$ 497 milhões em igual período do ano passado, mas a receita da companhia ficou aquém da expectativa. "Pode haver um pouco de nervosismo por causa do não cumprimento da meta de receita", comentou Stephen Taylor, estrategista da Dolmen Stockbrokers. "Dada a trajetória de alta que tivemos, os lucros precisariam ser muito bons para que os ganhos continuassem", prosseguiu.

Os papéis do setor de metais perderam força no pregão de hoje, com a Rio Tinto fechando em queda de 1,6%. A Alcan, divisão da Rio Tinto, é concorrente da Alcoa. Os mercados asiáticos de ações fecharam em queda depois da divulgação dos resultados da Alcoa e os papéis negociados na Bolsa de Valores de Nova York orbitavam em torno do nível de abertura depois de o índice Dow Jones ter fechado ontem pouco acima dos 11.000 pontos.

As ações da Antofagasta caíram 2,3% depois de a companhia ter tido a recomendação rebaixada pelo Citigroup. O banco afirmou que as ações da empresa valorizaram-se demais a partir de 5 de fevereiro considerando-se que o preço do cobre deve passar a encontrar resistência significativa. Enquanto isso, a Grécia conseguiu leiloar mais de 1,5 bilhão de euros em notes de 6 e 12 meses. A Agência de Administração da Dívida Pública do país vendeu 1,56 bilhão de euros em títulos de 26 semanas e 52 semanas, acima dos 1,2 bilhão de euros originalmente ofertados. Um montante de 780 milhões de euros em títulos de seis meses, ou 26 semanas, foi vendido a 4,55%. Mais 780 milhões de euros em papéis de um ano, ou 52 semanas, foram negociados a 4,85%.

Philip Shaw, economista da Investec Securities, comentou que, "mesmo que o governo grego tome emprestado dinheiro pelo prazo de três anos a 5%, ainda assim não é barato". Os bancos gregos apresentaram queda, com o Banco Alpha perdendo 5,3% e pesando no recuo de 2,2% do índice composto ASE, da bolsa de Atenas, que fechou em 2.015,56 pontos.

No setor de itens de luxo, a LVMH Moet Hennessey Louis Vuitton avançou 1,5% depois de suas vendas no primeiro trimestre terem subido 11%, alcançando 4,47 bilhões de euros, superando as estimativas dos analistas, por causa da forte demanda por relógios, champanhes e conhaques. Os papéis das rivais Pernod-Ricard e Remy Cointreau subiram 2,7% e 2,8%, respectivamente. Ainda no setor de itens de luxo, as ações da Christian Dior subiram 1% e as da fabricante de óculos Luxottica avançaram 1,7%.

Joshua Raymond, da City Index, disse estar de olho agora nos resultados da Intel, a serem divulgados depois do fechamento dos mercados de ações nos EUA. Segundo ele, o desempenho da empresa influenciará a abertura dos mercados europeus amanhã. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host