UOL Notícias Notícias
 

14/04/2010 - 16h18

Anbima vai mudar classificação de fundos de renda fixa

São Paulo - A Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima) vai mudar a classificação dos fundos de renda fixa. A entidade já começou a fazer estudos internos para criar uma nova nomenclatura. A ideia é diferenciar os fundos que aplicam maior parcela dos recursos em papéis de crédito privado, como debêntures e títulos de bancos. Essas carteiras devem ter uma classificação própria e não mais ficarem misturadas com os fundos de renda fixa tradicionais.

Para o vice-presidente da Anbima, Demosthenes Madureira de Pinho Neto, a tendência é que os fundos de renda fixa tenham cada vez mais papéis privados e menos títulos públicos. Com a estabilização dos juros básicos em patamares baixos, a expectativa é que os papéis emitidos por empresas ofereçam maior rendimento. "A indústria de fundos muda e precisamos acompanhar", disse o executivo hoje em entrevista à imprensa, ao justificar a nova classificação dos fundos. "Gradualmente, o investidor brasileiro vai procurar mais risco e produtos mais sofisticados", diz Pinho Neto.

A discussão da nova classificação está sendo feita nas subcomissões criadas dentro da própria Anbima para discutir o assunto. Em seguida, a proposta será encaminhada para análise das comissões e da diretoria. Perguntado sobre uma data para a nova classificação entrar em vigor, Pinho Neto disse que será "assim que possível".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host