UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 10h13

Bovespa oscila na abertura com cautela sobre Grécia

São Paulo - Ao contrário do que se poderia supor, os dados de inflação comportada e atividade vigorosa divulgados na China não entusiasmaram os mercados de ações e commodities. O clima geral é de cautela por conta da Grécia e realização de lucros, com queda da procura por ativos de risco, o que provocou uma abertura com oscilação entre os terrenos positivo e negativo na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Nem mesmo o dado acima do esperado sobre atividade na região de Nova York melhorou o astral dos investidores. Às 10h10, o índice Bovespa (Ibovespa) recuava 0,07%, aos 70.984 pontos.

As dúvidas sobre a capacidade de solvência da Grécia permanecem, após indicações de que o país não encontra demanda suficiente para levantar até US$ 10 bilhões com sua captação em dólares, segundo fontes do governo. Além disso, há também preocupações sobre um possível aperto monetário na China para conter a expansão econômica, que no primeiro trimestre superou as expectativas.

A China anunciou nesta madrugada um crescimento de 11,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, ante estimativa de 11,5%, combinado com um cenário comportado da evolução dos preços. Os índices de preços ao consumidor e ao produtor avançaram 2,4% e 5,9%, respectivamente, em março, ambos abaixo da previsão.

Além disso, a pesada agenda de indicadores nos EUA também impõe cautela hoje. Já foram divulgados os dados de pedidos semanais de auxílio-desemprego, que aumentaram 24 mil, na contramão da estimativa de redução de 15 mil. Mas o dado atividade medida pelo índice de atividade em Nova York, divulgado pelo Fed, superou as previsões, ao subir para 31,86 em abril ante previsão de 23,75.

Há ainda outros indicadores importantes para sair nos EUA, que podem trazer volatilidade aos mercados, com os dados regionais do Fed de Filadélfia e resultado da produção industrial em março pelo Fed, além da taxa de utilização da capacidade instalada. No início da tarde, o NAHB divulga o índice de sentimento do setor de construção civil em abril. O site de buscas Google divulga balanço trimestral após o encerramento. No Brasil, a MPX anuncia resultado após o fechamento do pregão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,20
    3,272
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h51

    -0,54
    63.741,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host