UOL Notícias Notícias
 

16/04/2010 - 16h45

PM assume cadeia após agressão a presos no RS

Porto Alegre - A Polícia Militar do Rio Grande do Sul assumiu hoje a segurança do Presídio Regional de Caxias do Sul, de forma temporária, substituindo funções de agentes penitenciários do local após a divulgação de vídeos do sistema interno de vigilância que mostram agressões a dois presos. O secretário da Segurança, Edson Goularte, disse que os casos são isolados e 15 agentes foram afastados de suas atividades.

O governo havia aberto uma sindicância na semana passada para apurar denúncia de maus-tratos na penitenciária, cujas conclusões foram entregues ao secretário na quarta-feira. Goularte afirmou que o relatório será encaminhado agora à Procuradoria Geral do Estado. Os vídeos foram divulgados ontem, e os detentos agredidos, transferidos para a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul.

Enquanto os policiais militares atuam no presídio, 40 agentes passarão por treinamento teórico e prático na penitenciária de Caxias do Sul, de um total de 185 que realizam curso de aperfeiçoamento. Ao final do curso, irão substituir a BM no controle do presídio. O Rio Grande do Sul tem 128 casas prisionais em 67 municípios.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host