UOL Notícias Notícias
 

20/04/2010 - 13h20

Temporais deixam boa parte do RS sem energia elétrica

São Paulo - Os temporais e os ventos que atingiram o Rio Grande do Sul na noite de ontem deixaram boa parte do Estado sem luz. Cerca de 160 equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) trabalham hoje para restabelecer o serviço. Dois terços das ocorrências estão concentrados nas áreas rurais de municípios das regiões centro sul e Campanha, especialmente em Cerro Grande do Sul e Sentinela do Sul, próximos à Camaquã.

Há casos pontuais nas zonas rurais de Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo, Arroio do Padre, Canguçu, Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Herval São Lourenço do Sul, Tapes e Bagé. Foram interrompidos também os serviços em pontos isolados de bairros das zonas norte e sul de Porto Alegre.

Ontem, os maiores problemas foram registrados em Pelotas e Bagé, com mais de 20 mil clientes atingidos inicialmente. Pelotas chegou a ficar entre 21h10 e 23h06 com 11,5 mil consumidores sem luz, em função do desarme de uma linha de transmissão entre as subestações Canguçu e Pelotas 4. A previsão é que o restabelecimento completo da energia na área de concessão da empresa, desde que as condições climáticas sejam favoráveis, ocorra até a noite de hoje, informou o CEEE.

Previsão

O Rio Grande do Sul voltou a sofrer desde ontem com os temporais por causa de uma nova frente fria, segundo o instituto Climatempo. Os volumes acumulados até o início da manhã de hoje se aproximaram ao da média mensal para o mês de abril, que variam de 80 a 180 milímetros no Estado.

Entre as 8 horas de ontem e 8 horas de hoje choveu de 30 a 60 milímetros em grande parte do Estado. Em algumas regiões do centro-oeste e do sul gaúcho o acumulado chegou a mais de 100 milímetros neste período.

Amanhã, outra frente fria deixa em alerta todas as áreas do Estado. Rajadas de vento podem chegar aos 100 quilômetros por hora. Até a quinta-feira, os gaúchos devem ficar em alerta para o risco de alagamentos e destelhamentos. A chuva deve diminuir na sexta-feira, enquanto o frio deve aumentar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host