UOL Notícias Notícias
 

23/04/2010 - 16h43

Período sem chuvas pode diminuir casos de dengue

Ribeirão Preto - A expectativa em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é que a chegada do período de seca diminua os casos da epidemia de dengue, que, até hoje, tinha 12.621 casos confirmados pela Secretaria Municipal da Saúde. Ainda aguardavam resultados laboratoriais mais de 4.300 casos suspeitos. Neste ano, três mortes já foram confirmadas: duas por complicações da dengue e uma com o quadro hemorrágico. Outra morte está sob investigação. Uma ocorrida no início de janeiro foi computada para 2009, ano em a vítima contraiu a dengue. Todas essas vítimas são mulheres.

"Sem chuva, a tendência é abaixar o número de casos", disse a chefe da Divisão de Controle de Vetores do município, Cristina O'Grady. Bairros das zonas sul e leste são os que mais preocupam as autoridades municipais, que precisaram de mais de 30 ações judiciais para entrarem em residências neste ano. Cerca de 300 funcionários trabalham no combate aos criadouros na cidade e as nebulizações só ocorrem quando, num bloqueio (área de atuação em determinado bairro), quando mais de 85% dos imóveis são visitados por agentes de vetores.

"A população precisa colaborar mais", alertou Cristina. Na região, já apresentam quadro de epidemia de dengue pelo menos outras 12 cidades: Orlândia, Barretos, Sertãozinho, Jaboticabal, Ibitinga, Serrana, Jardinópolis, Cajuru, Bebedouro, Taquaritinga, Brodowski e Rincão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host