UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 16h05

Dupla do Buena Vista Social Club abre Virada Cultural

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje as atrações da Virada Cultural de 2010, que acontecerá a partir das 18 horas do dia 15 de maio e vai até 18 horas do dia 16. Serão cerca de 800 atrações, entre música, dança, cinema, teatro de rua e artes visuais, espalhadas pela região central da cidade, do Anhangabaú à Luz, além de unidades do CEU (Centro Educacional Unificado), do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Sesc. Quinze palcos serão montados para receber as atrações. Uma das novidades deste ano é a realização de um palco exclusivo para o reggae, música de origem jamaicana. A abertura ficará por conta da dupla de cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacote, do Buena Vista Social Club, no palco da Praça Júlio Prestes, na Avenida São João.

No ano passado, a Virada Cultural atraiu cerca de 4 milhões de pessoas. A expectativa é de atingir este número novamente em 2010. Para isso, o coordenador de programação, José Mauro Gnaspini, destaca que o evento terá mais artistas internacionais, como Living Colours, Double You e ABBA, mais grandes projetos de artes visuais, mais teatro de rua. "A Virada ainda terá atrações inusitadas e muito interessantes como o Trem Das Onze, um trem da CPTM que fará viagens no circuito Luz-Brás, em homenagem ao centenário de Adoniran Barbosa. Terá ainda 24 horas de marchinhas de São Luís do Paraitinga além dos palcos tradicionais da Virada", frisa Gnaspini.

Dentre os 15 palcos, na Avenida São João o público poderá conferir apresentações de importantes nomes do rock nacional como Titãs, Pitty e Raimundos. Zélia Duncan, Céu e Toquinho, além das atrações internacionais Living Colours e ABBA, se apresentam no palco da Praça Julio Prestes. O samba será representado por Nelson Sargento, Jair Rodrigues, Elza Soares, Arlindo Cruz, entre outros, na Praça da República. O palco da Estação da Luz receberá orquestras e bandas sinfônicas.

Lupicínio Rodrigues e Nelson Gonçalves serão homenageados no palco Vieira de Carvalho por Arrigo Barnabé e André Abujamra, respectivamente. Na Vieira de Carvalho (Arouche) terá ainda shows de Sidney Magal, Luis Caldas, Vanusa e Wanderléa, entre outros. A revelação Malu Magalhães canta no palco Cásper Líbero. O reggae terá um espaço próprio no palco Barão de Limeira, com a apresentação dos músicos jamaicanos como Pablo Moses e Clinton Fearon além da brasileira Cidade Negra.

"Tenho certeza que a Virada deste ano será um evento melhor. Mais organizado ainda, com a ampliação da sua dimensão e com mais eventos", disse o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ele destacou que a Virada Cultural é um dos eventos mais caros da cidade de São Paulo. A Prefeitura investirá este ano cerca de R$ 8 milhões para a realização da Virada, mesmo volume investido na edição de 2008. No ano passado, por conta da crise financeira internacional, o investimento no evento havia ficado em R$ 5,5 milhões. A Virada Cultural 2010 conta com a parceria da São Paulo Turismo (SPTuris), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Cultura e Sesc-SP. A programação completa pode ser conferida pela internet no site http://viradacultural.org/programacao

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host