UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 07h19

Poluição do ar em São Paulo é a menor em 15 meses

São Paulo - A poluição na cidade de São Paulo diminuiu nas duas primeiras semanas de abril, segundo medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Desde janeiro do ano passado, o ar na capital paulista não registrava poluição por emissão veicular num nível tão baixo. Em março de 2009, o nível de monóxido de carbono atingiu registro médio de 1,2 parte por milhão (ppm), ante a média de 1,4 das duas semanas iniciais de abril.

Já o ozônio manteve tendência de alta em dez das 14 áreas medidas na Região Metropolitana. O maior registro de diminuição ficou em Pinheiros, que caiu 10% de março para abril, voltando a níveis do início do inverno de 2009. Uma das causas apontadas para a melhoria é o trânsito menor na Avenida dos Bandeirantes e também na Marginal do Tietê. No primeiro caso, caminhões passaram a utilizar o Trecho Sul do Rodoanel; no segundo, houve ampliação das pistas, o que teria diminuído, em tese, a concentração de poluentes.

Os especialistas também apontam as condições climáticas como fator que contribui para a melhoria do ar. O tempo mais úmido ajuda a "lavar" o ar, oferecendo melhores condições de dispersão dos poluentes. O mês de abril foi um dos mais chuvosos da história. No entanto, não se pode atribuir unicamente ao clima a melhoria. Houve, nos três primeiros meses do ano, quase 50 dias seguidos de chuva e, mesmo assim, os níveis de poluição aumentaram no período.

O bairro que mais sentiu esses efeitos positivos no ar foi Pinheiros, na zona oeste, que baixou 46,8% o nível de partículas inaláveis (fuligem). Na Avenida dos Bandeirantes (com medidores localizados no Aeroporto de Congonhas), a redução foi de 28,2%; e a região de Cerqueira César, no centro, registrou redução significativa, de 26,9%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host