UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 13h53

Rebaixamentos derrubam Bolsas de Madri e Lisboa

Madri - As bolsas de valores de Lisboa e Madri fecharam em queda acentuada em meio aos persistentes temores de que a crise da dívida da Grécia poderia se espalhar para outras nações periféricas da zona do euro e depois de a agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor's ter rebaixado os ratings de Portugal e Grécia. A bolsa de valores da Grécia também fechou em queda acentuada, mas o pregão terminou antes do anúncio dos cortes de rating.

"O contágio vem da Grécia", avaliou John dos Santos, analista financeiro da First Five Consulting em Lisboa. "Por algum tempo as coisas se estabilizaram em Portugal com o anúncio do pacote de ajuda à Grécia, mas haverá pressão para baixo sobre as ações até que surja alguma notícia positiva da Alemanha sobre o resgate", declarou.

O índice PSI-20, da Bolsa de Valores de Lisboa, recuou 5,36%, fechando em 7.152,42 pontos. As ações do setor financeiro tiveram queda acentuada em meio a temores quanto a sua exposição ao risco soberano do país e à preocupação com a dívida pública de Portugal, disse Edgar Silva, um operador em Lisboa. As ações do Banco BPI SA caíram 5% em Lisboa, enquanto as perdas do Banco Espírito Santo alcançaram 7,4%.

Em Madri, o índice Ibex-35 fechou em queda de 4,19%, em 10.480,90 pontos, com as ações das companhias do setor de construção e os bancos entre as mais afetadas. Os papéis da Sacyr cederam 7,2%; os da Ferrovial perderam 6,7%; os dos bancos BBVA e Santander caíram 5,7% e 5,4%, respectivamente.

Em Atenas, o índice composto ASE fechou em queda de 6%, em 1.696,68 pontos, atingindo suas mínimas em 52 semanas em meio a fortes vendas. O subíndice do setor bancário assimilou o forte das vendas, caindo 9,2%. O pregão na bolsa de valores de Atenas foi encerrado pouco antes do anúncio dos rebaixamentos de rating pela S&P. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host