UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 16h51

Quadrilha é presa por golpe em aposentados em SP

Sorocaba - Policiais civis de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, prenderam hoje dez integrantes de uma quadrilha que aplicava golpes em aposentados e em clientes de grandes lojas. O grupo falsificava documentos, cartões e tomava empréstimos consignados em nome de pessoas aposentadas ou pensionistas da Previdência Social.

Usando equipamentos conhecidos como "chupa-cabras", instalados em caixas eletrônicos e em máquinas de débito e crédito, os bandidos conseguiam os dados das vítimas e usavam para compras em lojas de departamentos e abertura de contas fantasmas. Os documentos eram usados para financiar automóveis e caminhões. Os bandidos pagavam a primeira parcela e vendiam o veículo com documentação falsa.

A ação da quadrilha vinha sendo investigada há seis meses. Nesse período, os golpistas mudaram de escritório cinco vezes para despistar a polícia. De acordo com o delegado Wilson Negrão, da Delegacia Antissequestro de Sorocaba (DAS), o bando arrecadava cerca de R$ 300 mil por mês com as fraudes. Eles atuavam principalmente nas regiões de Sorocaba, Campinas e Grande São Paulo e os líderes tinham grande perícia para falsificar documentos. Com o bando, a polícia apreendeu dezenas de cédulas de identidade, CPF e cartões de crédito falsificados.

Os detidos, na maioria residentes em Sorocaba, tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça. Outros integrantes do bando estão sendo procurados. A polícia investiga a participação de funcionários de estabelecimentos na fraude. Os acusados responderão pelos crimes de falsificação e uso de documento falso, estelionato e formação de quadrilha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h10

    0,15
    3,187
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h18

    0,98
    65.309,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host