UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 10h30

Grevistas da USP fecham prédio da ECA

São Paulo - Servidores da Universidade de São Paulo (USP), que entraram em greve ontem, bloquearam nesta manhã o prédio da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e impediram as aulas. O ato é uma reposta ao anúncio da reitoria de cortar o ponto dos grevistas.

Na quarta, o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) havia prometido uma "radicalização" do movimento por causa de comunicado do reitor. Além de ameaçar cortar ponto dos grevistas, o informe divulgava liminar judicial que prevê multa de R$ 1 mil por dia em caso de piquetes.

Segundo o diretor de base do Sintusp Magno de Carvalho, ao fechar toda uma unidade, a estratégia é impedir que a reitoria saiba exatamente quem aderiu à greve e quem foi impedido de trabalhar - impossibilitando o corte no salário. "Se não fosse pela ameaça, o prédio estaria aberto", disse.

O Sintusp havia prometido fechar também a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro, mas os grevistas não se mobilizaram. As atividades na faculdade ocorrem normalmente no local, sem a presença de manifestantes. Os sindicalistas argumentam que seria difícil bloquear o prédio porque há muitas entradas. Além disso, o embate com os alunos da faculdade contrários a uma paralisação seria inevitável.

Na Cidade Universitária, o transporte interno, restaurantes, centro poliesportivo e áreas administrativas, como a prefeitura do câmpus e o serviço social (Coseas), não estão funcionando.

A paralisação foi anunciada no dia 29 de abril. A categoria reivindica uma reposição salarial de 16% e incorporação de R$ 200 ao salário-base. Outro ponto da lista de reivindicações é a extensão para todos os servidores das universidades estaduais paulistas do reajuste de 6% concedido apenas aos professores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host