UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 11h36

Bolsa: problema técnico dos EUA não ocorreria no Brasil

São Paulo - Os problemas técnicos que ocorreram nas bolsas dos Estados Unidos e provocaram forte queda nos mercados mundiais na semana passada jamais ocorreriam no Brasil, afirma o diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto. A razão, destaca Edemir, é que o sistema brasileiro de negociação de ações é muito diferente do americano. Lá, o sistema não é vertical e integrado como o do Brasil. Há uma companhia independente que faz a contraparte das operações, como a clearing e a custódia. "Cada um desses sistemas tem mecanismos de negociação diferenciados. Aqui, isso é integrado", diz. Na avaliação dele, é um sistema muito fragmentado. "Você tem mais concorrência, mas o sistema fica mais exposto."

Outra diferença apontada por Edemir, que participa hoje de teleconferência com a imprensa, é no mecanismo para prevenir excesso de volatilidade na ação que a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) adota. "O que ocorreu lá jamais ocorreria aqui. Nosso sistema impede essa queda da forma que ocorreu em Wall Street."

No mercado brasileiro, cada papel tem um limite de operação. Quando um preço de negociação fica acima desse limite, a negociação é parada imediatamente e levada para um leilão. "Bloqueamos a negociação e o diretor de operações chama esse negócio para um leilão", explicou o presidente da BM&FBovespa. "Aqui você tem um único modelo de negócio e uma regra para todos os participantes do mercado", destacou. Segundo ele, o Brasil está preparado para dar "passos a frente" no mercado de capitais, tanto em termos de regras nas bolsas, quanto em regulação.

O executivo descarta a participação mais relevante de grandes bolsas estrangeiras no Brasil neste momento. Pelas regras brasileiras, uma instituição do exterior pode deter no máximo 15% do capital de uma bolsa local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h20

    -0,07
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h20

    1,55
    62.626,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host