UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 19h52

Diretório dos estudantes da UFRGS é incendiado

Porto Alegre - O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, foi atacado nesta madrugada. Vândalos teriam ateado fogo no hall de entrada do prédio, que fica na Avenida João Pessoa, uma das mais movimentadas da capital gaúcha. Resquícios do incêndio foram encontrados durante a manhã, pelas primeiras pessoas a chegarem ao local.

Informações preliminares indicam que um material inflamável foi jogado da calçada para dentro do prédio através de uma grade. As chamas se extinguiram rapidamente, ocasionando apenas pequenos danos às paredes. Segundo os estudantes, foi encontrado na calçada um cartaz branco com a sigla "CCR" e a legenda "Comando de Caça aos Reacionários".

De acordo com o coordenador de segurança da UFRGS, Daniel Augusto Pereira, esse suposto grupo é uma novidade no campus. "Não temos até agora nenhuma notícia de grupos com essa denominação. Agora, a universidade abrirá uma sindicância para apurar a responsabilidade pelo ato."

Além da investigação interna da universidade, por se tratar de patrimônio da União, a Polícia Federal (PF) deve conduzir o caso. Durante o dia, dois agentes e um perito estiveram no local. Os próximos passos serão encaminhar os dados colhidos à corregedoria da PF que, em um trabalho de praxe, avalia se instaura inquérito ou remete o caso à Polícia Civil.

A disputa pela representação dos estudantes da UFRGS sempre é acirrada. A chapa atual foi eleita em novembro de 2009 e é composta por um grupo de direita formado por estudantes, na maioria apartidários, e outros ligados ao DEM, PP, PMDB, PSDB e PDT. Foi a única chapa da eleição contrária ao movimento "Fora Yeda", organizado pelos movimentos estudantis contra a governadora Yeda Crusius. Este ano haverá nova eleição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host