UOL Notícias Notícias
 

14/05/2010 - 10h19

Bovespa abre em baixa com aversão ao risco

São Paulo - A sexta-feira deve ser novamente de baixa para as bolsas com o agravamento do nervosismo na Europa, refletindo o medo de uma recessão, o que conduziu o euro para uma nova mínima em 17 meses. Outro motivo para manter os investidores avessos a riscos é a investigação que está sendo feita nos Estados Unidos para averiguar se oito instituições financeiras enganaram agências de rating com relação a atividades com hipoteca. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que ontem encerrou em baixa de 0,67%, caía 1,15%, aos 64.042 pontos, às 10h15.

Nos Estados Unidos, as bolsas registram perdas na mesma faixa do Ibovespa. Já na Europa, o epicentro da crise, a queda é mais expressiva. Mais cedo, a Bolsa de Madri caía perto de 4% e a de Atenas cedia 3%. Em Londres, a queda era de 1,7% e em Paris o recuo era de 2,2%. As baixas são lideradas pelo setor bancário.

Embora, o rumo principal da Bovespa continue sendo ditado pelo exterior, o vencimento de opções sobre ações já começa a interferir nos preços. Hoje, o mercado tem ainda outro fator importante: o balanço do primeiro trimestre da Petrobras. Mas a reação dos investidores ao resultado da estatal vai ficar para segunda-feira, pois o resultado será divulgado após o encerramento do pregão hoje. A média das estimativas de analistas consultados pela Agência Estado é de que a estatal reporte um lucro trimestral de R$ 6,794 bilhões, com expansão de 16,81% em relação ao apurado nos três primeiros meses do ano passado.

Como resultado do fortalecimento do dólar e depreciação do euro, as commodities também se desvalorizam, com os investidores temendo uma demanda mais fraca. O petróleo recuava mais de 1% na Nymex eletrônica, aos US$ 73,47 por barril. Nem o dado melhor do que o esperado de vendas no varejo nos EUA em abril conseguiu fez preço nas bolsas em Nova York. As vendas cresceram 0,4%, ante previsão de queda de 0,1%. O ambiente externo adverso tende a reduzir o espaço para uma reação positiva à bateria de balanços divulgadas entre ontem à noite e hoje cedo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host