UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 19h10 / Atualizada 16/05/2010 - 19h24

Museu recebe 200 documentos da Inconfidência Mineira

Belo Horizonte - O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, recebeu a doação de 200 novos documentos relacionados à Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes. O material foi doado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e inclui certidões de cartórios de países africanos relativos à exumação de restos mortais de seis inconfidentes que participaram do movimento.

Entre os documentos dos séculos 18 e 19 há também procurações, cartas, relatórios, recibos, recados com assinaturas dos inconfidentes mineiros, entre eles Tiradentes. O material esclarece ainda detalhes da viagem de Augusto de Lima Júnior à África e sua real participação no processo de investigação e exumação das ossadas, que é contestada por alguns historiadores.

Para o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, a doação torna possível a complementação dos arquivos sobre a Inconfidência e servirá como base para novos estudos. No museu de Ouro Preto, a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte, estão todos os processos jurídicos do período colonial, além dos túmulos de muitos dos inconfidentes.

A doação dos documentos ocorre no ano do bicentenário de morte de Tomás Antônio Gonzaga, um dos mais ilustres participantes da Inconfidência Mineira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host