UOL Notícias Notícias
 
18/05/2010 - 19h30 / Atualizada 18/05/2010 - 19h44

SEC propõe normas para circuit breaker 'ação por ação'

Washington - A Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM dos Estados Unidos) divulgou hoje uma proposta de regulamentação para frear mercados turbulentos. A proposta prevê uma paralisação de cinco minutos nos negócios envolvendo qualquer ação que tenha experimentado, durante os cinco minutos anteriores, uma alteração de 10% em seu preço. A parada - conhecida como circuit breaker - normalmente é utilizada apenas em caso de quedas acentuadas nos índices de ações.

A SEC propõe a norma em cooperação com os mercados financeiros nacionais e com a Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (Finra, na sigla em inglês), em resposta à acentuada queda dos mercados de ações dos Estados Unidos no dia 6 de maio. Na ocasião, o índice Dow Jones caiu quase mil pontos em menos de uma hora, antes de ensaiar uma recuperação parcial no fim da sessão.

Os reguladores ainda não apontaram uma causa específica para a queda temporária, mas estão investigando os negócios que poderiam ter influenciado na rápida escassez de liquidez ocorrida naquele dia. Isso inclui ordens automáticas de venda que podem levar a reações em cadeia durante um momento de queda acentuada. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host