UOL Notícias Notícias
 
20/05/2010 - 11h03 / Atualizada 20/05/2010 - 11h11

Greve de ônibus em SP afeta 1,3 mi de passageiros

São Paulo - Cerca de 1,3 milhão de moradores de Guarulhos e Arujá, na Grande São Paulo, continuam sofrendo na manhã desta quinta-feira com a greve dos motoristas e cobradores, iniciada ontem. Cerca de 12 mil motoristas e cobradores das viações Vila Galvão, Guarulhos, Guarulhos Transportes, Transguarulhense, Viação Arujá e Transdutra, cruzaram os braços na quarta. À tarde, a Justiça concedeu uma liminar que obriga 30% da frota de ônibus a circular nesta quinta.

Hoje, às 14 horas, a categoria tem uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com os empresários. Às 16h, uma nova assembleia deve decidir os rumos da paralisação. Enquanto os motoristas e cobradores estiverem parados, a Secretaria de Transportes de Guarulhos autorizou as lotações regulamentadas a operarem durante todo o dia, sem restrições. Os motoristas de táxis também foram liberados para transportar passageiros pelo sistema de lotação.

Segundo o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos, Metropolitanos e Intermunicipais de Guarulhos e Região (Sincoverg), a categoria reivindica aumento salarial de 14,10%, vale refeição de R$ 12, fim da dupla função (motorista e cobrador ao mesmo tempo, no caso dos micro-ônibus), 30 minutos de refeição remunerada, melhorias no convênio médico e cesta básica, além da jornada de 40 horas semanais. A data-base da categoria é 1º de maio.

As empresas de ônibus propuseram na contraproposta um reajuste salarial de 5,5% e a equiparação do salário do "motorista leve" (que exerce dupla função em micro-ônibus e ganha menos que um motorista de um veículo grande) ao do "motorista pleno" em até dois anos, que foi negada pelo entidade dos trabalhadores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host