UOL Notícias Notícias
 
23/05/2010 - 13h45 / Atualizada 23/05/2010 - 13h51

Milicianos são transferidos do Rio para presídio no PR

São Paulo - Os milicianos Francisco César Oliveira (Chico Bala), Herbert Canijo da Silva Filho (Escangalhado) e Alex da Silva Monteiro (Popeye) foram transferidos ontem, em voos comerciais, do Rio para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Os três chefiavam o grupo criminoso conhecido como Comando Chico Bala.

Francisco Cesar Silva de Oliveira, conhecido como "Chico Bala" e Alex da Silva Monteiro, o Popeye, foram presos em fevereiro e março deste ano, respectivamente. Eles e outros sete integrantes da milícia liderada por Chico Bala foram denunciados por crime de formação de quadrilha em abril pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro(GAECO/RJ).

Herbert Canijo da Silva é acusado de ser um dos principais matadores da milícia, enquanto que Alexander da Silva Monteiro seria responsável, segundo a denúncia, por assassinatos e pela supervisão e, não raro, pela própria execução das atividades de extorsão, segundo o Ministério Público.

A milícia é acusada de desenvolver em várias localidades da zona oeste do Rio, principalmente nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e adjacências, a extorsão de comerciantes (como proprietários de depósitos de gás e de água mineral), a título de "taxa de segurança".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host