UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 07h21 / Atualizada 25/05/2010 - 07h29

Metrô-SP abre hoje as 2 primeiras estações da Linha 4

São Paulo - As duas primeiras estações da Linha 4-Amarela serão abertas hoje ao meio-dia com novidades tecnológicas que incluem o serviço de internet sem fio de alta velocidade e trens automáticos, sem condutores. Outra solução inédita é o equipamento que permitirá regular o consumo de energia, evitando desperdício. Além disso, o sistema de frenagem vai produzir energia elétrica, que será guardada e utilizada pela própria composição.

Por enquanto, as Estações Paulista e Faria Lima vão funcionar em esquema de testes, de segunda a sexta-feira. A partir de amanhã, elas funcionarão das 9h às 15h. Durante essa fase, não haverá cobrança de tarifa e a ligação com a Linha 2-Verde, na Estação Paulista, ficará fechada.

Os trens andarão em sistema carrossel, no qual todos seguem na mesma velocidade e o ajuste da frota é feito de acordo com a demanda de tráfego. Assim, o tempo de espera poderá diminuir dos programados 90 segundos para até 75 segundos.

Os novos trens que circularão entre as duas estações não terão vagões separados. Eles são formados por um corpo interligado por "portas de salão", ao contrário do existente hoje nas outras linhas. Cada composição tem 128,4 metros.

Dentro, o usuário terá ar-condicionado e som ambiente, além de quatro câmeras de vigilância em cada um dos vagões. Além da internet, os passageiros poderão utilizar celulares, como nas outras linhas do Metrô.

Prazos

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos espera que as 11 estações da linha estejam em operação em 2012. As próximas a serem inauguradas serão a Butantã e a Pinheiros, até novembro. Até abril do ano que vem, devem ser entregues as conexões com a Luz e a República. As restantes, entre elas Vila Sônia, Fradique Coutinho e Oscar Freire, ficarão para 2012. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host