UOL Notícias Notícias
 
04/06/2010 - 07h30 / Atualizada 04/06/2010 - 07h33

Bolsas asiáticas fecham estáveis; Taiwan perde 0,2%

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia encerrou a semana perto da estabilidade. Nesta sexta-feira, os investidores andaram de lado, à espera de novos sinais políticos e econômicos.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, onde os investidores esperaram os resultados sobre o emprego nos Estados Unidos. O volume de negociações foi o mais baixo em quase três meses e meio. O índice Hang Seng caiu apenas 7 pontos, ou 0,03%, e terminou aos 19.780,07 pontos - na semana, o índice teve alta de 0,1%.

A Bolsa de Xangai, na China, também esteve estável. A pressão sobre a liquidez, por conta do iminente lançamento de uma grande oferta inicial do Agricultural Bank, ofuscou as esperanças de que Pequim não irá adotar medidas adicionais de aperto monetário. O índice Xangai Composto baixou 0,2% e encerrou aos 2.553,59 pontos - na semana, contudo, o índice acumulou perda de 3,8%. Já o índice Shenzhen Composto, com mais peso do setor tecnológico, ganhou 1% e terminou aos 1.034,93 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, por causa da forte demanda das empresas pela moeda norte-americana e por especulações a respeito dos dados do emprego dos EUA. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8288 yuans, de 6,8282 yuans do fechamento de quinta-feira.

Em sessão instável, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve ligeira queda. Os investidores seguiram preocupados com a crise na Europa. O índice Taiwan Weighted caiu 0,2% e fechou aos 7.344,59 pontos.

Na Coreia do Sul, o mercado fechou praticamente estável depois de oscilar ao longo do dia, com os investidores em compasso de espera pelos dados do mercado de trabalho dos EUA. O índice Kospi da Bolsa de Seul adicionou apenas 0,14% e fechou aos 1.664,13 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney foi pressionada para baixo pelas ações dos setores financeiro e de matérias-primas, que refletiram o desempenho de suas rivais dos EUA. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,8% e fechou aos 4.449,4 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 0,1% e fechou aos 3.357,05 pontos, com os investidores relutantes em tomar posições agressivas à espera dos dados do mercado de trabalho americano.

A Bolsa de Cingapura teve alta ajudada por dois dias de performances positivas em Wall Street, embora o baixo volume do mercado sugira que a extensão de ganhos no futuro seja limitada. A Bolsa ainda teve impulso do positivo início dos negócios nos mercados europeus, mas o volume permanece fraco à espera da divulgação dos dados de emprego dos EUA nesta sexta-feira. O índice Straits Times avançou 0,5% e fechou aos 2.806,51 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,4% e fechou aos 2.823,25 pontos, com ações relacionadas a produtos de consumo liderando a alta. "Expectativas de que o Banco da Indonésia vai manter a taxa básica de juros em 6,5% pelo resto do ano inspiraram compras de ações relacionadas ao setor financeiro", disse o gestor de um fundo de pensão estatal.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve alta de 0,7% e fechou aos 771,48 pontos, terceira alta consecutiva e maior em mais de três semanas. Os estrangeiros estiveram compradores líquidos, melhorando o sentimento do mercado, mas os investidores de varejo, que acumularam ações durante o período de vendas dos estrangeiros, realizaram lucros.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, fechou estável, encerrando aos 1.294,39 pontos, por causa da ausência de fatores de estímulo. "Os investidores estão permanecendo cautelosos; embora haja esperanças de que venham dados melhores do emprego nos EUA, há também preocupações sobre os problemas de dívidas na zona do euro e o estágio de crescimento da China", disseram dealers. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,18
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h00

    0,04
    64.887,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host