! Anvisa interdita defensivo agrícola da Dow AgroSciences - 11/06/2010 - Agência Estado
UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 16h35 / Atualizada 11/06/2010 - 18h09

Anvisa interdita defensivo agrícola da Dow AgroSciences

São Paulo - Mais de 500 mil litros de defensivos agrícolas em situação irregular, produzidos pela Dow AgroSciences, foram interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota, a Anvisa informa que os problemas constatados foram falta de identificação de lotes, ausência de controle de impurezas, informações imprecisas em rótulos e datas de fabricação ou validade adulteradas. A fiscalização foi realizada nas unidades de Franco da Rocha e Jacareí, no interior de São Paulo, entre a segunda-feira e ontem.

Procurada, a Dow divulgou nota informando que "eventuais pontos de melhorias identificados nesta inspeção serão usados como uma oportunidade para tornar os processos ainda mais transparentes e eficientes". A empresa afirmou ainda que os problemas apontados pela Anvisa não colocam a segurança dos colaboradores e dos usuários dos defensivos em risco e "tampouco acarretam fatores de risco ao meio ambiente".

Os produtos interditados foram o 2,4-D técnico, o Aminopiralid Técnico e o Versene, o herbicida Tordon e o agrotóxico Mancozeb 80%NT. Durante 90 dias os agroquímicos não poderão ser comercializados. A Dow AgroSciences, uma das maiores produtoras de defensivos do mundo, recebeu cinco autos de infração e notificações da Anvisa, que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host