UOL Notícias Notícias
 
17/06/2010 - 10h27 / Atualizada 17/06/2010 - 10h50

Bovespa abre em alta puxada por melhora externa

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, puxada pela melhora no exterior. No entanto, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada hoje, sinaliza a continuidade do ciclo de alta dos juros, o que contém uma alta mais acentuada da Bolsa. Às 10h24 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) registrava alta de 0,50%, aos 65.071 pontos.

A direção da Bovespa será determinada pelo mercado norte-americano ao longo do dia. Se as bolsas norte-americanas mostrarem mais força na abertura do pregão regular, a Bovespa deve tentar se firmar nos 65 mil pontos. O clima externo, especialmente na Europa, segue favorável, após o bem sucedido leilão de títulos de 10 e 30 anos da Espanha, que conseguiu levantar 3,47 bilhões de euros. A operação afastou os rumores de que o país poderia pedir ajuda de 250 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os dados divulgados nesta manhã nos EUA não alteraram a direção do mercado acionário. A inflação ao consumidor, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,2%, como era esperado, enquanto os pedidos semanais de seguro desemprego subiram em 12 mil - um resultado um pouco pior que o esperado.

No Brasil, os investidores aguardam no decorrer do dia novidades da Petrobras, que realiza reunião de sua diretoria para discutir detalhes do seu plano de investimentos para o período 2010-2014. A ideia é levar o plano para aprovação na reunião do Conselho de Administração, marcada para amanhã, em São Paulo. O valor do plano de investimentos é um dos pontos principais para que a Petrobras defina o montante de sua capitalização, que vai ocorrer até o final de julho.

A OGX divulgou comunicado esta manhã informando que a descoberta de hidrocarbonetos anunciada em maio na seção santoniana do poço 1-OGX-11D-SPS, na Bacia de Santos, refere-se a uma acumulação de hidrocarbonetos líquidos e gás associado. Segundo a petroleira, a descoberta surpreendeu positivamente, apontando para uma maior atratividade do projeto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    0,94
    3,288
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h40

    -1,72
    61.564,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host