UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 10h24 / Atualizada 25/06/2010 - 10h54

Bovespa abre em alta, em dia de liquidez reduzida

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano do primeiro trimestre, divulgado mais cedo, ter ficado abaixo do esperado. A expectativa é de um pregão com baixo volume financeiro, principalmente durante a manhã, por conta do jogo do Brasil com Portugal pela Copa do Mundo. A partida começa às 11 horas. O início das férias de verão no Hemisfério Norte também deve começar a esvaziar os negócios na Bolsa. Às 10h19 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) avançava 0,29%, para 64.121 pontos.

A pressão inicial provocada pelo PIB nos EUA, que cresceu 2,7% (taxa anualizada) no primeiro trimestre, abaixo da leitura anterior, de 3%, parece estar sendo assimilada pelos mercados em Nova York. As dúvidas sobre o ritmo de recuperação da economia norte-americana e a situação fiscal na Europa, no entanto, continuam inibindo o risco. Além disso, é grande a expectativa em relação à reunião de cúpula do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), no fim de semana, em Toronto. Embora não esperem um anúncio definitivo na reunião, os investidores aguardam para saber qual será o tom e o sentimento do comunicado que a ser publicado no fim do encontro.

As ações de Petrobras seguem pressionadas pelas notícias sobre sua capitalização. A companhia divulgou hoje comunicado afirmando que não está trabalhando em nenhum plano alternativo, quer seja para a capitalização, quer seja para a cessão onerosa. "Não existe nenhum plano B para a capitalização", afirma. O comunicado foi divulgado em resposta à reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, na qual o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmava que o modelo de partilha poderia ser uma alternativa para a capitalização da estatal, embora o mais provável fosse a cessão onerosa do barril de petróleo da camada do pré-sal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h05

    -0,58
    63.712,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host