UOL Notícias Notícias
 
28/06/2010 - 20h48 / Atualizada 28/06/2010 - 20h56

Alagoas recebe hospital de campanha do Exército

Maceió - O Estado de Alagoas recebeu hoje mais um hospital de campanha do Exército, que irá ajudar no atendimento às vítimas das chuvas e desabrigados das enchentes. O hospital é composto por seis módulos de contêineres - semelhantes a vagões de trem - e será montado na cidade de Murici. Segundo o capitão Romário Rodrigues, da assessoria de imprensa do Exército em Alagoas, o hospital foi transportado ao Estado a partir do Rio de Janeiro, levado em carretas. Ele irá funcionar com atendimento clínico e enfermagem, operando com 12 profissionais do Rio, entre médicos, enfermeiros e técnicos.

Outros hospital de campanha, mas com estrutura de lona e trailers, já estão funcionando no interior do Estado. Um de atendimento médico ambulatorial, no município de Santana do Mundaú, e outro para atendimento de primeiros socorros na cidade de Branquinha, que foi a mais destruída pelas enchentes em Alagoas. Segundo a prefeita Ana Renata da Purificação (PMDB), todos os prédios públicos foram destruídos pelas cheias. "A prefeitura de Branquinha está funcionando, de forma improvisada, numa salinha de um posto de gasolina, na entrada da cidade. Nessa salinha estão concentradas todas as secretarias municipais, mas nós vamos sair dessa", afirmou a prefeita.

Em Alagoas, 15 municípios decretaram estado de calamidade pública e quatro estão em situação de emergência. O secretário da Saúde, Herbert Motta, disse que sobrevoou os municípios atingidos pelas enchentes no último final de semana, acompanhado de autoridades de saúde e da Defesa Civil de Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Segundo Motta, 43 unidades de saúde foram destruídas nas cidades atingidas pelas enchentes. De acordo com o secretário, a reconstrução dessas unidades de saúde levará entre seis meses a um ano. "Por isso, é importante a ajuda que estamos recebendo do Exército com o hospital, que já foi utilizada em países e cidades em que ocorreram tragédias", afirmou. Até o final de semana, deve chegar a Maceió uma equipe de engenharia de Santa Catarina, que atuou no estudo de áreas afetadas pelas chuvas no Sul do País.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h20

    0,24
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host