UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 10h14 / Atualizada 02/07/2010 - 10h38

Bovespa abre em alta mesmo com dado nos EUA

São Paulo - O dado do mercado de trabalho dos Estados Unidos (payroll) de junho, que mostrou corte de 125 mil vagas, levemente acima da redução prevista de 110 mil postos de trabalho, manteve aceso o sinal de cautela nos mercados acionários. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta mesmo após o dado aquém das expectativas. Às 10h12, o índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,42%, aos 61.492 pontos. As primeiras avaliações são de que o número do payroll é negativo, mas veio mais ou menos em linha com as estimativas e, nesse sentido, está sendo considerado por alguns analistas como um "não evento". A taxa de desemprego mostrou uma pequena melhora ante maio, recuando de 9,7% para 9,5% em junho, e ficando abaixo das estimativas, que eram de aumento da taxa para 9,8%.

Enquanto os investidores assimilam o payroll e esperam o início do jogo do Brasil contra a Holanda, às 11 horas, a Bovespa deve buscar alívio na decisão do governo da Austrália de reduzir de 40% para 30% a alíquota do novo imposto a ser cobrado do setor de mineração. A nova versão também isenta do imposto commodities que não sejam minério de ferro e carvão, o que deve reduzir significativamente o número de empresas atingidas pelo imposto. A decisão australiana sobre o imposto de mineração impulsionava, mais cedo, em Londres, a alta das mineradoras - Rio Tinto subia 1,1% e BHP Billiton avançava 1,8% - e a expectativa é de que a Vale também seja contemplada por esse efeito positivo no setor. Nos metais, compras técnicas e um euro mais forte puxam a recuperação de preços. Mas o petróleo segue em baixa.

O pregão de hoje no Brasil tem como destaque o novo acordo de fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia. As empresas reviram condições referentes à integração dos negócios da Globex e da Casas Bahia no setor de varejo de bens duráveis, incluindo os negócios do Pão de Açúcar em suas lojas Extra-Eletro, e a integração dos negócios de comércio eletrônico de bens duráveis atualmente explorados por Globex, Casas Bahia e Pão de Açúcar. Além disso, foram definidas as etapas necessárias para a implementação da associação. Na Bovespa, começam a ser negociadas as novas ações do Banco do Brasil. Ontem, as ordinárias do BB dispararam 6,13%, expressando a bem-sucedida oferta de ações do banco estatal, e chamando compras para todo o setor bancário, o que ajudou a Bovespa a fechar em alta de 0,49%, descolada do exterior.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host