UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 14h36 / Atualizada 09/07/2010 - 14h42

Citi rebaixa ações brasileiras para 'neutro'

Nova York - Os estrategistas do Citigroup rebaixaram as ações da América Latina para "underweight" - abaixo da média do mercado - no terceiro trimestre deste ano. Em relatório publicado nesta sexta-feira, o Citi cita fraco ritmo dos ganhos, baixo retorno sobre patrimônio e um ambiente para taxa de juros que os estrategistas consideram "desafiador", enquanto os países da região tomam medidas para normalizar a política monetária e apertar as taxas de juros.

O Brasil foi rebaixado para "neutro", mesmo continuando como a principal escolha do Citi na região, por causa da queda no ritmo dos ganhos, do aumento nas taxas e do atual excesso de ofertas de ações que estão por vir. Por outro lado, o Citi está otimista quanto ao futuro. "Esperamos que o Brasil e a região melhorem em um ambiente de alta das ações no quarto trimestre", escrevem os estrategistas Geoffrey Dennis e Jason Press.

"Os mercados emergentes devem continuar, de longe, sendo a parte mais forte da economia global", disseram, com expectativas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,8% em 2010 e 6% em 2011.

Os estrategistas preveem retornos de 20% a 25% para os mercados emergentes globais durante o segundo semestre de 2010, com melhores retornos concentrados no quarto trimestre. Eles acrescentam que as ações emergentes estão baratas em relação aos bônus.

O Citi manteve a classificação "overweight" - acima da média de mercado - para Ásia, mas cortou a Índia para "underweight". O banco elevou as ações da região Europa, Oriente Médio e Ásia (EMEA, na sigla em inglês) para "neutra" por causa da melhora no ritmo dos ganhos e avaliações mais baixas. Os mercados "overweight" favoritos do Citi são Rússia, Turquia, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia. As informações são da Dow Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host