UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 16h20 / Atualizada 09/07/2010 - 16h29

Polícia do RS prende grupo que roubava caixas de banco

Porto Alegre - Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu hoje 40 participantes de uma quadrilha especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos de bancos. O grupo era comandado por líderes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e agia em diversos Estados do País.

Quatro integrantes da quadrilha ainda não foram encontrados. Também foram apreendidos dez veículos de luxo, três maçaricos, cinco pistolas, munição e coletes à prova de balas.

A quadrilha, que tinha um chaveiro entre seus integrantes, costumava entrar na área de autoatendimento dos bancos à noite. A porta era coberta por uma lona ou tapume para dar a ideia de que o caixa estava em obras. Dentro da sala, um pequeno grupo usava maçaricos para abrir os caixas eletrônicos e retirar o dinheiro, com a cobertura de parceiros que controlavam o movimento do lado de fora.

Um policial militar também participava das ações repassando à quadrilha informações que ouvia pelo serviço de rádio da corporação sobre a descoberta do roubo e mobilização de patrulhas, dando tempo para os ladrões fugirem.

Estudo

O delegado Juliano Ferreira revelou que o grupo chegou a carregar um terminal de autoatendimento para estudar o funcionamento da máquina para facilitar futuras ações. A polícia estima que a quadrilha levou R$ 5 milhões dos bancos em pelo menos 32 roubos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dois no Paraná, um em São Paulo e três no Rio de Janeiro.

Dos 44 mandados de prisão expedidos pela Justiça, 32 foram cumpridos no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Sant'Ana do Livramento, Parobé, Igrejinha e Taquara. E outros oito em Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina, e na cidade do Rio de Janeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host