UOL Notícias Notícias
 
22/07/2010 - 15h46

Golfinho morre após ser resgatado ferido em Ilhabela-SP

Santos, SP - Um golfinho que estava sendo tratado no Centro de Recuperação de Animais Marinhos Reviva, no Guarujá, no litoral de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de terça-feira. A jovem fêmea adulta da espécie golfinho-de-dentes-rugosos foi encontrada no dia 9, na praia do Sino, em Ilhabela, e por isso foi batizada de Sininho.

Com 2,30 metros de comprimento e pesando cerca de 230 quilos, Sininho estava enroscada em uma rede cheia de anzóis no momento em que foi resgatada, após ter sido avistada por banhistas e pescadores. O mamífero estava com ferimentos nas nadadeiras, boca e língua - provocados pelos anzóis - entretanto, de acordo com os veterinários, Sininho morreu de complicações respiratórias, pois se afogou ao ficar presa à rede. O golfinho não reagiu ao tratamento com antibióticos, mesmo após ter sido acompanhada durante 24 horas pelos veterinários, que a alimentavam via sonda.

Mantido pela Fundação Fernando Lee e pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp, campus Guarujá), o Reviva funciona na Ilha dos Arvoredos, distante 1,6 quilômetro da praia de Pernambuco, no Guarujá. Atualmente, cinco pinguins, oito tartarugas, duas fragatas e um atobá encontrados com vida na última semana no litoral paulista estão sendo tratados no local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host