UOL Notícias Notícias
 
22/07/2010 - 19h10

Policia investiga suposto ataque contra emissora no PR

Curitiba - A Delegacia de Explosivos, Armas e Munições de Curitiba (Deam) analisa gravações de câmeras de segurança para tentar identificar os responsáveis por um atentado à sede da emissora de televisão da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada à Rede Globo, no Bairro Mercês, em Curitiba, no fim da tarde de anteontem. Uma pessoa que estava em um Renault Twingo preto tentou jogar uma bomba caseira no pátio da emissora, mas o artefato bateu em um muro e abriu, incendiando-se. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o levantamento das polícias Militar e Civil, um homem encapuzado parou o carro em frente a uma das guaritas, colocou fogo no pavio e arremessou a bomba, que consistia em pólvora colocada dentro de um tubo de PVC. "As imagens são analisadas quadro a quadro", disse o superintendente da Deam, Rogério Luís Matuella. Como o modelo de carro usado não é muito comum em Curitiba, o trabalho pode ser facilitado. Um isqueiro encontrado no local também está sendo periciado.

Segundo Matuella, aparentemente a bomba foi feita por quem não conhece o mecanismo, o que provocou a abertura do invólucro. De qualquer modo, ele acredita que uma possível explosão não causaria muitos estragos. "A pólvora usada é uma que só faz fumaça", disse. Além disso, ela não estava compactada e apresentava fragilidade nas extremidades. "Aparentemente, é coisa de moleque", ponderou. A pedido da própria polícia, a empresa manteve discrição sobre a ocorrência.

Na mesma noite, a presença de um pacote preto na calçada, próximo à porta que dá acesso à redação do jornal Gazeta do Povo, da mesma empresa, no centro de Curitiba, fez com que a polícia fosse chamada para verificar se não se tratava de outro atentado. Todos os funcionários saíram do prédio para que os policiais fizessem uma vistoria em todo o local e averiguassem o conteúdo do pacote. Tratava-se apenas de lixo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host