UOL Notícias Notícias
 
23/07/2010 - 19h55

Bombeiros alagoanos são presos por suposto desvio

Maceió - Três oficiais do Corpo de Bombeiros de Alagoas foram presos hoje, suspeitos de desvio de donativos destinados aos desabrigados por causa das enchentes que atingiram o Estado. As prisões foram decretadas pelo juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal, a pedido da delegada Ana Luiza Nogueira. Os suspeitos são o coronel Josivaldo Feliciano de Almeida, o tenente Ederaldo dos Santos Gomes e o capitão Renivaldo de Lima. Eles serão ouvidos pelos policiais.

O oficiais teriam desviado um caminhão de sandálias, meias e material esportivo. Os donativos tinham sido doados pela Receita Federal. O material estava estocado num depósito, em Maceió. O depósito pertence à Secretaria Estadual de Educação e Esporte, mas estava cedido ao Corpo de Bombeiros, para guardar donativos, que seriam distribuídos às vítimas das chuvas.

O advogado de um dos oficiais presos disse que seu cliente negou ter desviado donativos. Segundo Marques Fernandes, seu cliente teve a prisão preventiva decretada porque teria sido encontrado com donativos, "mas o material estaria dentro da viatura para ser levado a um dos locais de doação". O advogado disse ainda que iria entrar na Justiça pedindo a revogação da prisão do seu cliente, que não foi identificado.

O secretário estadual de Defesa Social, José Paulo Rubim, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Neitônio Freitas, lamentaram o ocorrido e disseram que se tratava de "casos isolados". Segundo o coronel, o desvio foi detectado por um major da corporação na terça-feira da semana passada.

"Tivemos que cortar na própria carne", afirmou Freitas. Ele é responsável por todas as doações enviadas ao Estado para os atingidos pelos temporais, que deixaram pelo menos 19 cidades em situação de calamidade e emergência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host