UOL Notícias Notícias
 
29/07/2010 - 18h55

São Vicente-SP vai fazer coleta de lixo com bicicleta

Santos - A Prefeitura de São Vicente apresentou hoje o "Ecociclo", uma bicicleta que ajudará na coleta seletiva das ruas estreitas do centro do município. O veículo vai circular diariamente, das 9 horas às 17 horas, com um funcionário da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) recolhendo o material. À noite, caminhões levarão o material depositado em dois ecopontos.

"Nosso centro comercial é muito movimentado, o caminhão da coleta cria problemas no tráfego", explicou o presidente da Codesavi, Márcio Papa, órgão responsável pela coleta seletiva no município, que funciona desde 2004 e atende a 100% dos bairros.

A ideia é que o sistema facilite o descarte de caixas de papelão e outros materiais recicláveis para os comerciantes e mantenha as ruas limpas. Construído pela própria prefeitura, o Ecociclo custou cerca de R$ 3 mil e sua caçamba, em forma de caravela, símbolo da primeira cidade do País, tem capacidade para carregar até 80 toneladas.

Papa disse que o serviço poderá ser no futuro expandido para outros bairros de São Vicente. "Esse é um projeto piloto, nosso principal objetivo é chamar a atenção da população para que mais pessoas possam aderir ao programa". Ele estima que 70% dos vicentinos separam o lixo reciclável em suas residências. Segundo Papa, os caminhões de coleta seletiva passam uma vez por semana em cada bairro e recolhem, em média, 150 toneladas de material reciclável por mês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host