UOL Notícias Notícias
 
01/08/2010 - 21h45

Praça de cidade sergipana vira patrimônio da humanidade

Brasília - A Praça São Francisco, em São Cristóvão (Sergipe), cidade localizada a 26 quilômetros de Aracaju, foi declarada hoje Patrimônio Histórico da Humanidade. Este foi o 18º sítio brasileiro - entre naturais e culturais - a receber o título da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, presidente da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Brasília, definiu a inclusão da praça na lista como "uma vitória do povo de Sergipe e em particular do povo de São Cristóvão, por conservar a praça de forma positiva e a reconhecer como um bem da cidade e do Estado".

A Praça São Francisco - construída entre o final do século XVI e início do século XVII - fica na quarta cidade mais antiga do Brasil e primeira capital de Sergipe. A candidatura da praça como patrimônio histórico da humanidade foi apresentada em março de 2007.

O Brasil tem, segundo Ferreira, uma lista de 30 bens para serem apresentados à Unesco nos próximos 10 anos, dentre os quais a candidatura da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, como sítio misto (cultural e natural), e a capital fluminense, que inauguraria uma nova categoria de sítios culturais na Unesco, a de paisagem cultural urbana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host