UOL Notícias Notícias
 
02/08/2010 - 13h40

Censo 2010 teve início 'sem transtornos', diz IBGE

Rio - O início das operações do Censo 2010, ontem, ocorreu sem imprevistos em todo o País, segundo informou hoje o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro, Romualdo Rezende. De acordo com ele, 41 postos de coleta de 14 unidades da federação transmitiram, ainda ontem, questionários respondidos para a central de operações no Rio, mas ainda não há um balanço parcial do número de recenseados. "O que podemos dizer é que a operação teve início sem transtornos, como previsto", afirmou.

Rezende disse que "praticamente 100%" dos 190 mil recenseadores estão trabalhando desde ontem, levando aos 58 milhões de domicílios a serem recenseados questionários que trazem perguntas sobre iluminação pública, saneamento básico, migração, nível educacional, rendimento familiar e mortalidade. As novidades, em termos de questões a serem respondidas pelos entrevistados, dizem respeito à inclusão digital, ao tempo no trajeto entre residência e trabalho, ao acesso a programas de renda do governo e à união entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com Rezende, ainda que a lei permita que seja cobrada multa daqueles que não responderem ao Censo, essa prerrogativa não foi usada pelo instituto em recenseamentos anteriores e o objetivo é que não venha a ser usada na operação atual. Segundo ele, no último Censo, de 2000, o porcentual de domicílios sem resposta aos questionários foi de 0,97%, considerado muito pequeno pela instituição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host